Personal Reguladora de Sinistros DPVAT


Como receber a indenização do Seguro DPVAT

Qualquer vítima de acidente de trânsito, envolvendo um veículo automotor – mesmo que ele não possa ser identificado – pode requerer a indenização do DPVAT. Seja a vítima motorista, passageiro, ciclista ou pedestre, todos tem direito á indenização para os casos de Morte, Invalidez Permanente e reembolso de Despesas Médicas Hospitalares.

DPVAT - Veja os documentos necessários abaixo para cada tipo de indenização:

Reembolso em casos de
Despesas Médicas
Indenização em casos de
Morte
Indenização em casos de
Invalidez
 

Quem tem direito a receber o Seguro DPVAT?

As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado. O pagamento da indenização independe da apuração de culpados.

Além disso, se o veículo NÃO estiver em seu nome, você tem direito a indenização mesmo que o proprietário não esteja em dia com o pagamento do Seguro DPVAT. Caso você seja o proprietário do veículo então você deve obrigatoriamente estar em dia com o Seguro DPVAT para fazer uso de sua cobertura.

O Motorista ou passageiro utilizam sempre o seguro DPVAT do veículo que ocupavam no momento do acidente, não sendo possível utilizar o seguro de outro veículo envolvido. Pedestres e Ciclistas utilizam o seguro do veículo que veio a lhe causar Danos.

Se, por exemplo, em um acidente, há dois carros envolvidos, cada um com quatro ocupantes, e também um pedestre, e se as nove pessoas forem atingidas, todas terão direito a receber indenizações do DPVAT separadamente.

O Seguro DPVAT cobre danos no meu carro ou moto?

O seguro DPVAT apenas cobra para Danos Pessoais, ou seja, Danos aos veículos e demais objetos não são alvo de suas coberturas.

Veja as páginas: